As obras de construção do novo postinho de Saúde do bairro Gabrielzinho, Zona Rural de Mogi Mirim, tiveram início na sexta-feira, 16, quando caminhões betoneiras concluíram a concretagem do alicerce, marcando um passo importante para a reabertura do serviço à comunidade até o final deste ano.

O projeto de reconstrução tem um custo estimado de R$ 160 mil, com grande parte dos recursos provenientes de emendas impositivas propostas pelas vereadoras Mara Choquetta (PSB) e Joelma Franco da Cunha (PTB). O postinho, oficialmente denominado ESF (Estratégia de Saúde da Família) Noroeste, estava fechado há mais de uma década.

Essa situação obrigou os moradores do Gabrielzinho a buscar atendimento médico em UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) distantes, inclusive no Centro da cidade, gerando transtornos e despesas adicionais para os cidadãos. O antigo prédio, que anteriormente abrigou uma escola, foi demolido devido à sua estrutura comprometida, apresentando rachaduras nas paredes e danos no telhado.

O novo postinho terá uma área construída de 70m² e deve contar com dois consultórios médicos, sala de vacinação, dispensário de medicamentos e sala de enfermagem. Como se trata de uma construção modular, foi projetado com a possibilidade de ampliação, permitindo a incorporação de mais salas e serviços à medida que a demanda aumentar.

Vale ressaltar que somente nas UBS’s da cidade e da Zona Rural, a Prefeitura já destinou mais de R$ 4 milhões em obras de reforma, expansão e na aquisição de mobiliário e equipamentos, demonstrando o compromisso com a saúde dos cidadãos de Mogi Mirim.

Leia Mais assinando O Popular

Deixe seu Comentário