A visita no CEM foi realizada pelo prefeito Paulo Silva, a vice-prefeita Maria Alice Mostardinha e a vereadora Lúcia Tenório. Foto: Divulgação

A Prefeitura renovou o sistema de câmaras frias através da aquisição de seis novos equipamentos.

“Com isso, a gente garante um moderno sistema de acondicionamento de vacinas e remédios com a instalação de novos aparelhos”, destacou o prefeito Paulo Silva (PDT) durante visita realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM), esta semana, acompanhado pela vice-prefeita Maria Alice Mostardinha (SD), pela Secretária de Saúde, Clara Carvalho, e a vereadora Lúcia Tenório (CDD).

Na prática, duas câmaras foram instaladas na Vigilância Epidemiológica, que já conta com dois aparelhos para o armazenamento e conservação das vacinas no município. De lá, os imunizantes são distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde.

Outros três aparelhos, sendo dois utilizados pela farmácia de alto custos e um pela farmácia de processos, ficam disponibilizados no CEM. O objetivo é preservar os medicamentos que chegam a custar mais de R$ 10 mil ou destinados ao tratamento de doenças raras, mas que necessitam de refrigeração.

Mesmo com gerador de energia instalado no prédio, os novos refrigeradores têm segurança por até 48 horas, caso ocorra queda de energia elétrica.

Eles ainda possuem sistema de monitoramento contínuo, funcionando até aos sábados, domingos e feriados, pois se ocorrer qualquer alteração nos equipamentos, como  oscilação de temperaturas, são acionados os contatos de funcionários da Secretaria de Saúde.

Uma outra câmara fria foi direcionada para a UBS “José Antônio Seixas Pereira”, na Zona Leste.

Os investimentos na aquisição dos aparelhos que são utilizados nas temperaturas entre 2 ºC e 8 ºC totalizaram R$ 115 mil.

 ( Da Redação O Popular )

Deixe seu Comentário