O Chamamento Público é para atendimento em domicílio a 120 famílias que tenham idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social abriu Chamamento Público para a implantação do serviço de proteção social básica para idosos e pessoas com deficiência.

A intenção é que a Prefeitura possa contar com uma equipe multidisciplinar – por meio de Termo de Colaboração – para atendimento em domicílio desses grupos vulneráveis, ampliando, assim, a oferta de serviços e acompanhamento das famílias.

“Nós acreditamos que o acolhimento institucional de idosos dependentes e/ou acamados e de pessoas com deficiência deve ocorrer apenas em situações excepcionais. Ou seja, a família deve cumprir a sua função protetiva tendo o auxílio de uma equipe multidisciplinar que garanta os direitos dos grupos vulneráveis dentro do seu território”, explicou a secretária de Assistência Social, Cristina Puls.

O Chamamento Público prevê a contratação de uma equipe multidisciplinar composta por Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Psicólogo e Educadores Sociais para atendimento em domicílio a 120 famílias que tenham idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

O serviço terá um custo de R$ 282 mil por ano.

“De 2017 a 2020 já tivemos este serviço no Município e os resultados foram muito positivos. Com a equipe acompanhando os casos em domicílio, evita-se situações de violência, violação de direitos e isolamento”, ressaltou Cristina.

“Ampliar a rede de proteção social em Mogi Mirim é um compromisso dessa gestão. Acreditamos que garantir os direitos das famílias vulneráveis é mais importante do que construir pontes ou asfaltar toda a cidade. Por isso, nossa prioridade é cuidar da população, dando o acompanhamento necessário para a superação das vulnerabilidades”, comentou o prefeito Paulo Silva (PDT).

As entidades e/ou empresas interessadas em prestar o serviço devem apresentar suas propostas à Prefeitura até o dia 3 de dezembro.

A Assistência Social deverá avaliar cada uma das propostas ainda este ano para que, em janeiro de 2022, o serviço de proteção social básica já esteja contratado para início imediato dos atendimentos domiciliares.

O anúncio oficial da abertura do Chamamento Público ocorreu na manhã de quinta-feira (7), no Gabinete, com a presença do prefeito Paulo Silva, da secretária de Assistência Social, Cristina Puls, dos vereadores Dirceu Paulino (SD) e Luzia Cristina (PDT), de representantes dos fundos municipais e da equipe da Assistência.

 ( Da Redação O Popular)

Deixe seu Comentário