Representantes de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira entram em consenso de que é preciso agir imediatamente contra risco de racionamento. Foto: Divulgação

Representantes dos setores de comunicação e de gestão de água e esgoto de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Itapira se reuniram esta semana para tratar da elaboração de campanha coletiva de conscientização sobre o consumo racional da água.

O objetivo da ação é dar unidade aos esforços voltados à economia de recursos hídricos na região como medida de enfrentamento aos efeitos do longo período de estiagem registrado no interior do Estado.

Durante a reunião, realizada nas dependências do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Mogi Guaçu (Samae), estiveram em pauta temas relacionados à abordagem aos moradores, bem como assuntos de ordem técnica, que dizem respeito a métodos de tratamento e ao abastecimento das cidades.

Em torno da mesa, um consenso: é preciso agir agora, conjuntamente, para evitar que medidas mais rigorosas, como racionamento, sejam necessárias mais à frente.

“Os recursos hídricos são limitados, sobretudo diante da ausência de volume expressivo de chuvas nos últimos meses”, destacou Mario Zaia, superintendente do Samae. “Temos que agir com responsabilidade para garantir água na torneira de quem vive nas cidades da região e também das pessoas que moram nas dezenas de municípios dependentes do rio que nos abastece.”

A intenção desta soma de esforços é colocar nas ruas, já no início da próxima semana, uma campanha educativa integrada, que reforce a seriedade da situação e que incentive a economia de água por parte da população.

As três cidades, antes desta mobilização encabeçada pelos prefeitos Rodrigo Falsetti (CDD), de Mogi Guaçu, Paulo Silva (PDT), de Mogi Mirim, e Toninho Bellini (PSD), de Itapira, já haviam iniciado trabalhos individuais com esse mesmo objetivo.

A ideia, agora, é falar uma só língua a quem vive na microrregião.

Participaram do encontro, além de Zaia e da assistente de comunicação do Samae, Andréa Alexandra de Carvalho, o secretário de Comunicação de Mogi Guaçu, Ariel Cahen, o assessor de comunicação Hugo Silva Dias; o diretor de gestão de recursos hídricos de Mogi Mirim, Paulo Roberto Silva Junior, sua assessora de comunicação, Ana Elaria Rodrigues, e Kléber Setin, representante da comunicação mogimiriana; e Carlos Vitório Boretti Ornellas, presidente do serviço de água e esgoto (Saae) de Itapira, sua assessora Milena Storari Guidetti e Jaqueline Rui Lopes Leme, representante da comunicação de Itapira.

 ( Da Redação O Popular )

Deixe seu Comentário